É com grande orgulho que anunciamos a conclusão no dia 10 de Outubro, da Empreitada de Desenvolvimento da Baía do Namibe.
Após a finalização, em 25 de Junho, do Pkg. 1 — relativo ao Terminal Mineraleiro de Sacomar — anunciamos a conclusão do Pkg. 2, referente à ampliação do Terminal de Contentores do Porto do Namibe.
Esta segunda parte, incluiu a execução dos prismas superior e inferior em enrocamento, desde a cota -33,00 m até +3,50 m, totalizando 36,5 m de altura e constituindo o dique de contenção da área de aterro, que permitiu a construção do parque de contentores e pavimentos portuários com cerca de 45.000 m² onde circulam as gruas RTG (Rubber Tyred Gantry).
Foi igualmente construído um cais de betão armado com 322 m de comprimento e 27 m de largura, equipado com defensas, cabeços de amarração e carris para gruas STS (Ship to Shore) apoiado numa constelação de 224 estacas metálicas com 1,10 m de diâmetro.
Entre as infraestruturas complementares, foram construidos vários edifícios de que destacam as subestações eléctricas de MT e BT, os reservatórios de água potável e de incêndio e a Torre de Navegação VTS (Vessel Traffic Service) equipada com radares, câmaras, antenas AIS e comunicações VHF para o controlo do tráfego marítimo.
Na zona de acesso ao Porto numa área global de cerca de 12.000 m², foi construída uma nova entrada com várias valências como o Edifício Geral de Administração, básculas, portarias e zonas de Raios-X.
Com esta Empreitada concluída, damos mais um contributo à consolidação de Angola como um importante hub marítimo e logístico e um centro de ligação entre o transporte marítimo e terrestre, que contribui decisivamente para o crescimento económico sustentável e o desenvolvimento regional.