Decorreu na passada segunda-feira, dia 28 de Agosto, a assinatura de Auto de Consignação da empreitada de “construção da Basílica de Nossa Senhora da Muxima e Áreas Externas Contíguas”.
O ato protocolar foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da Griner Engenharia, o Arquiteto José Puna Zau, o dono de obra, Leonel Pinto da Cruz e a empresa fiscal (DAR Angola), Antoine Abboud.
Com um prazo de execução de 3 anos, a empreitada foi adjudicada pelo valor aproximado de 76 Mil Milhões de kwanzas e o projecto abrange a construção da Basílica para cerca de 4 Mil fieis, uma Praça Pública projectada para acomodar grandes peregrinações, bem como a construção de um paredão pluvial para a contenção das águas do Rio Kwanza, ao longo da Marginal da Muxima.
Esta cerimónia de Auto de consignação teve a honra de contar com a presença distinta da Administradora do Município da Quiçama, Elisabete de Fátima da Fonseca Tavares de Matos Rafael.
O Director do GOE, Leonel Cruz, enfatizou que o início da construção da Basílica está directamente ligado ao processo de realojamento dos moradores da região, sendo que até que esse processo seja concluído, é de suma importância garantir que todas as etapas da construção ocorram de maneira coordenada e participativa. Essa abordagem gradual permitirá que as actividades avancem de forma consistente até que um ritmo de trabalho normal possa ser estabelecido de maneira adequada.
A Basílica da Muxima terá um papel importante na região, pelo valor histórico que o Santuário representa no seio das comunidades cristãs, atraindo peregrinos e visitantes em ocasiões religiosas. Com a execução deste projecto, a Griner Engenharia visa contribuir significativamente para o desenvolvimento local, criando infraestruturas de referência que proporcionarão conforto e segurança aos fiéis durante as peregrinações.